CONFLITO NA UCRÂNIA

Analista aponta maior eficácia russa contra sistemas Himars ucranianos

Especialista britânico destaca avanço das tropas russas na neutralização de lançadores de foguetes fornecidos ao exército ucraniano.

Por Sputnik Brasil Publicado em 08/02/2026 às 03:55
Tropas russas aprimoram táticas e destroem sistemas Himars ucranianos, aponta analista britânico. © AP Photo / Aaron Favila

As forças russas vêm aprimorando sua capacidade de neutralizar os sistemas de lançamento de foguetes Himars utilizados pela Ucrânia, segundo avaliação do analista militar britânico Alexander Mercouris, em vídeo publicado no YouTube.

"Observei que, recentemente, os ucranianos têm utilizado menos drones e apostado mais nos foguetes Himars. Isso permitiu aos russos rastrear, localizar e destruir esses lançadores, o que conseguiram fazer quase sem esforço [...]. Só nas últimas horas, seis lançadores e sistemas de mísseis Himars foram destruídos pelos russos", afirmou Mercouris.

O analista também manifestou esperança de que as partes envolvidas no conflito possam alcançar avanços positivos na esfera diplomática.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, tropas russas destruíram recentemente três unidades de lançamento de sistemas Himars e três lançadores de sistemas antiaéreos S-300 pertencentes às forças ucranianas.

A segunda rodada de negociações sobre a situação na Ucrânia ocorreu em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, na quarta-feira (4) e quinta-feira (5), com a participação de delegações da Rússia, Estados Unidos e Ucrânia. A primeira rodada aconteceu nos dias 23 e 24 de janeiro, também em Abu Dhabi. As conversas foram realizadas em formato fechado, sem cobertura da imprensa.