ELEIÇÕES EM PORTUGAL

Lula parabeniza António Seguro pela vitória expressiva nas urnas em Portugal

Presidente brasileiro destaca importância da eleição para a democracia europeia e reforça laços bilaterais.

Publicado em 08/02/2026 às 20:42
Lula parabeniza António Seguro pela vitória expressiva nas urnas em Portugal Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, na noite deste domingo (8), António José Seguro pela vitória expressiva nas eleições em Portugal. Com 96% das urnas apuradas, o candidato de centro-esquerda alcançava 66% dos votos, superando o populista de extrema-direita André Ventura.

“Numa eleição que se desenvolveu de forma pacífica e representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo. E consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”, escreveu Lula em uma publicação na rede social X.

O presidente brasileiro afirmou ainda que o Brasil continuará trabalhando em parceria com o presidente eleito português e com o primeiro-ministro Luís Montenegro “pelo fortalecimento das relações bilaterais históricas entre nossos países, em defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável”.