EUA recomendam que navios comerciais evitem Estreito de Ormuz devido a riscos com Irã
Departamento de Transportes dos EUA orienta embarcações a manter distância do mar territorial iraniano e priorizar rota próxima a Omã
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos recomendou nesta segunda-feira, 9, que embarcações comerciais com bandeira dos EUA mantenham distância do mar territorial do Irã. Ao transitarem para o leste no Estreito de Ormuz, a orientação é que as embarcações priorizem navegar próximas ao mar territorial de Omã.
De acordo com o órgão, navios comerciais que cruzam o Estreito de Ormuz e o Golfo de Omã enfrentam há muito tempo o risco de serem abordados, questionados, detidos ou até apreendidos por forças iranianas. “O governo dos EUA está continuamente avaliando a situação de segurança marítima na região para identificar e diferenciar ameaças, salvaguardar a liberdade de navegação, garantir o livre fluxo do comércio e proteger embarcações, pessoal e interesses americanos”, afirmou o departamento em comunicado.
Em caso de abordagem por forças iranianas, a recomendação é que as embarcações americanas forneçam o nome do navio e o estado da bandeira, evitando qualquer resistência à força durante um possível embarque.