Netanyahu se reúne com Trump por mais de três horas e reforça apelo por segurança de Israel
Encontro na Casa Branca abordou Irã, guerra em Gaza e destacou a continuidade das negociações nucleares
O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniram-se por mais de três horas na Casa Branca na tarde de quarta-feira, 11, para discutir questões centrais como o programa nuclear do Irã e os desdobramentos da guerra em Gaza.
Após o encontro, Netanyahu destacou que tratou das "necessidades de segurança de Israel no contexto das negociações" e afirmou que ambos concordaram em manter a estreita coordenação entre os dois países.
Donald Trump, por sua vez, classificou o diálogo como "um bom encontro" em publicação nas redes sociais, mas ressaltou que Washington seguirá empenhado em buscar um acordo diplomático com Teerã.
"Nenhuma decisão definitiva foi tomada. Apenas insisti que as negociações com o Irã continuariam para avaliar a possibilidade de um acordo. Enquanto houver chance, essa será minha preferência", escreveu Trump em sua rede Truth Social após a reunião.
Netanyahu chegou à Casa Branca pouco antes das 13h, no horário de Brasília. Na véspera do encontro, Trump já havia anunciado considerar o envio de um segundo porta-aviões ao Oriente Médio, como forma de aumentar a pressão sobre o governo iraniano.
Os Estados Unidos retomaram na semana passada, em Omã, as negociações sobre o programa nuclear iraniano, mas continuam mantendo a possibilidade de ação militar caso não haja avanço nas tratativas.
Com informações das agências internacionais.