EUA preparam envio de segundo grupo de porta-aviões ao Oriente Médio
Pentágono orienta força-tarefa a se posicionar para possível deslocamento diante do aumento das tensões com o Irã.
O Pentágono determinou que uma segunda força-tarefa de porta-aviões esteja pronta para ser enviada ao Oriente Médio, em meio ao agravamento das tensões na região, segundo o jornal The Wall Street Journal.
Em entrevista à Axios nesta terça-feira (10), o presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou estar considerando o envio de um segundo porta-aviões com um grupo de ataque para o Oriente Médio.
Fontes ouvidas pelo WSJ relataram que Trump ainda não emitiu uma ordem oficial para o deslocamento do segundo grupo de ataque, mas um oficial destacou que a decisão pode ser tomada em poucas horas.
De acordo com o jornal, "o Pentágono instruiu a segunda força-tarefa de porta-aviões a se preparar para o envio ao Oriente Médio, já que as Forças Armadas dos EUA se preparam para um possível ataque ao Irã".
Um funcionário norte-americano revelou que o Pentágono espera posicionar o segundo porta-aviões em até duas semanas, provavelmente partindo da costa leste dos Estados Unidos.
"O porta-aviões USS George H.W. Bush está atualmente realizando uma série de exercícios ao largo da costa da Virgínia e pode acelerar essas operações", informou a publicação, citando autoridades.
No último dia 6 de fevereiro, delegações dos Estados Unidos e do Irã se reuniram em Mascate, capital de Omã, para discutir o programa nuclear iraniano. O presidente Trump classificou as conversas como produtivas e afirmou que elas continuariam ao longo da semana. Entretanto, no domingo (8), o representante iraniano Araghchi declarou que Teerã mantém seu direito de enriquecer urânio, mesmo que isso possa resultar em conflito armado.