Arapiraca lança editais do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc
Plataforma Mapa da Cultura centraliza inscrições e informações sobre oportunidades para agentes culturais
A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Juventude, lançou nesta quinta-feira (12) os dois primeiros editais do novo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). A iniciativa marca também a estreia do Mapa da Cultura, uma plataforma digital que reúne informações e oportunidades do setor cultural no município, promovendo o registro e a ampliação da divulgação das atividades culturais locais.
O edital 01/2026 é destinado à seleção de pareceristas, responsáveis por emitir pareceres técnicos sobre os projetos culturais inscritos. São ofertadas 15 vagas, distribuídas entre residentes de Arapiraca e de outros municípios brasileiros, com reserva para negros, indígenas e pessoas com deficiência. As inscrições seguem até o dia 18 de janeiro. Após a divulgação inicial, o período para recursos será de 20 a 24 de janeiro, e a convocação para habilitação dos selecionados ocorrerá entre os dias 25 e 27. O resultado final será publicado em 28 de fevereiro.
O edital 02/2026 convoca profissionais para atuação em Busca Ativa, oferecendo suporte presencial na inscrição e orientação de agentes culturais interessados nos editais. Estão disponíveis oito vagas, igualmente destinadas a negros, indígenas e pessoas com deficiência. As inscrições também vão até o dia 18, com prazo para recursos de 20 a 24 e entrega de documentação para habilitação entre 25 e 27. Após o resultado final, os selecionados serão chamados para assinatura dos contratos.
Pela primeira vez, as inscrições para os editais serão realizadas exclusivamente pelo Mapa da Cultura, que oferece um tutorial detalhado sobre o processo. Na aba de oportunidades, os interessados podem acessar estes e outros editais de fomento à cultura. Todos os anexos, documentos e o edital completo estão disponíveis no site ou clicando aqui.