TENSÕES FEDERATIVAS

Canadá pode perder região petrolífera por referendo?

Discussão sobre separação de Alberta reacende debates sobre autonomia, economia e unidade nacional no Canadá.

Por Sputnik Brasil Publicado em 12/02/2026 às 18:22
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A província canadense de Alberta, uma das mais ricas em petróleo e gás, volta ao centro do debate nacional ao considerar a possibilidade de um referendo separatista em 2026. A medida surge em meio ao aumento das tensões com o governo federal, motivadas por críticas às políticas ambientais e fiscais de Ottawa.

O movimento reacende questões delicadas sobre a autonomia regional, a coesão nacional e o futuro da federação canadense. O avanço do discurso separatista em Alberta reflete um descontentamento real da população ou é apenas um instrumento político? E quais seriam as consequências econômicas e políticas para o Canadá caso uma de suas principais províncias produtoras de energia deixasse a federação?

Para analisar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho recebem Denilde Oliveira Holzhacker, professora de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), e Marcelo Simas, professor de geopolítica das energias na Fundação Getulio Vargas (FGV), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), ex-executivo da Petrobras e mentor de negócios em energia. O debate está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.