Bolsas asiáticas recuam após queda em Nova York e à espera do Ano-Novo Lunar
Mercados da Ásia acompanham perdas em Wall Street e operam em baixa antes do feriado chinês
São Paulo, 13/02/2026 – As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira, acompanhando o forte recuo registrado em Wall Street na véspera, especialmente no setor de tecnologia, e à espera do feriado do Ano-Novo Lunar na China.
O índice japonês Nikkei encerrou o pregão com queda de 1,21% em Tóquio, aos 56.941,97 pontos. Em Seul, o sul-coreano Kospi recuou 0,28%, a 5.507,01 pontos, após ter atingido máxima histórica no dia anterior. Já o Hang Seng, de Hong Kong, apresentou perda de 1,72%, fechando a 26.567,12 pontos.
Na quinta-feira, as bolsas de Nova York sofreram baixas entre 1,3% e 2%, pressionadas pela liquidação de papéis de tecnologia diante de preocupações com os possíveis impactos da inteligência artificial (IA) em diversos setores da economia.
Na China continental, o Xangai Composto caiu 1,26%, a 4.082,07 pontos, enquanto o Shenzhen Composto recuou 1,05%, para 2.680,39 pontos. Ambos os mercados fecharam antes do início do feriado do Ano-Novo Lunar, que manterá as bolsas locais fechadas até o dia 23.
Em razão do feriado, o mercado de Taiwan está fechado desde ontem. Hong Kong terá meio pregão na segunda-feira (16) e ficará inoperante nos três dias seguintes. Já a bolsa de Seul só retomará as operações no dia 19, devido ao feriado do Ano-Novo na Coreia do Sul.
Na Oceania, a bolsa australiana acompanhou o movimento negativo das demais praças: o S&P/ASX 200 caiu 1,39% em Sydney, encerrando aos 8.917,50 pontos.