Nos EUA, Bessent afirma que audiências de Warsh no Senado devem avançar apesar de resistência
Secretário do Tesouro dos EUA diz que processo de indicação de Kevin Warsh ao Fed segue, mesmo com objeções de parlamentares
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que as audiências no Senado sobre a indicação de Kevin Warsh para a presidência do Federal Reserve (Fed) devem prosseguir, mesmo diante da resistência de parlamentares. Segundo Bessent, "de acordo com meu entendimento, as audiências sobre Warsh no Senado prosseguirão". A declaração foi dada em entrevista à CNBC, na qual o secretário revelou ter conversado com senadores republicanos na terça-feira, 10, sobre o andamento do processo de aprovação.
Bessent reconheceu, contudo, que o senador republicano Thom Tillis deseja adiar qualquer votação. Tillis tem afirmado que bloqueará indicações do presidente dos EUA, Donald Trump, para a presidência do Fed enquanto não forem concluídas as investigações do Departamento de Justiça (DoJ) envolvendo o atual presidente do Fed, Jerome Powell, além de um processo contra a diretora Lisa Cook na Suprema Corte.
O secretário também enfatizou que o governo "não tem influência" sobre casos envolvendo o Federal Reserve.
A indicação de Warsh ao comando do Fed se tornou um impasse bipartidário no Senado logo após o anúncio feito por Trump. A democrata Elizabeth Warren e o republicano Thom Tillis lideram o movimento que condiciona o avanço da indicação à retirada das investigações do DoJ contra a cúpula do banco central. Ambos defendem a preservação da independência do Fed diante do governo Trump.
Tillis declarou, no dia da indicação, que Warsh é qualificado, mas ressaltou que se oporá à confirmação de qualquer nome ao Fed enquanto a investigação contra Powell não for "totalmente e transparentemente resolvida". Já Warren classificou a indicação como parte de uma tentativa de Trump de ampliar sua influência sobre o banco central e defendeu que os republicanos não avancem com a nomeação enquanto persistirem as apurações.