MERCADO FINANCEIRO

Bolsas de NY fecham sem direção única após CPI abaixo do esperado

Índices variam com cautela no setor de tecnologia e expectativas sobre política do Fed; Nasdaq recua, enquanto Dow Jones e S&P 500 avançam levemente.

Publicado em 13/02/2026 às 18:21
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

As bolsas de Nova York encerraram a sessão desta sexta-feira, 13, sem direção única. Durante o pregão, todos os índices chegaram a operar em alta, impulsionados pela divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) dos Estados Unidos, que veio abaixo do esperado pelo mercado.

Apesar do dado reforçar a possibilidade de uma postura mais branda do Federal Reserve (Fed) ao longo do ano, a cautela prevaleceu, especialmente entre as empresas de tecnologia, o que impediu ganhos generalizados.

Na próxima segunda-feira, 16, as bolsas de Nova York e outros mercados financeiros norte-americanos permanecerão fechados devido ao feriado do Dia dos Presidentes.

O Dow Jones avançou 0,10%, aos 49.500,93 pontos. O S&P 500 subiu 0,05%, alcançando 6.836,17 pontos. Já o Nasdaq recuou 0,22%, fechando em 22.546,67 pontos. Na semana, os índices acumularam quedas de 1,23%, 1,39% e 2,10%, respectivamente.

O presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, afirmou que a inflação ainda precisa convergir para a meta de 2% do banco central norte-americano antes que seja possível retomar cortes na taxa de juros.

A maioria das grandes empresas de tecnologia registrou queda, em meio a preocupações sobre os impactos da inteligência artificial (IA) nos negócios. Segundo o Bank of America, os investimentos em IA foram positivos para o crescimento dos EUA em 2023, e as projeções indicam continuidade dessa tendência em 2024. No entanto, o banco avalia que os aportes devem se diversificar, impulsionando a demanda por mão de obra e fortalecendo a expansão econômica.

No campo dos balanços, a Applied Materials saltou 8,08% após divulgar lucro robusto e projeções otimistas. Já a Coinbase disparou 16,46%, mesmo com resultados trimestrais fracos, em movimento atribuído à oportunidade de "comprar na baixa", já que a ação acumulou queda de 50% nos últimos três meses devido à liquidação no mercado de criptomoedas.

Por outro lado, a Pinterest caiu 16,86% após anunciar perspectiva de desaceleração em sua receita para o próximo trimestre.