CARNAVAL 2026

Galo da Madrugada leva 30 trios elétricos às ruas do Recife e destaca sustentabilidade

Maior bloco do mundo espera reunir mais de dois milhões de foliões e homenageia fauna e flora brasileiras no desfile deste sábado

Publicado em 14/02/2026 às 10:30
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O Galo da Madrugada, consagrado como o maior bloco de carnaval do mundo, toma conta das ruas do Recife neste sábado, 14, com cerca de 30 trios elétricos animando a multidão. A tradição, iniciada em 1978, deve reunir mais de dois milhões de foliões ao longo dos 6,5 quilômetros de percurso, que vai do Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol.

Com o tema "Frevo no Planeta Galo", a edição deste ano destaca a importância das práticas sustentáveis e celebra as riquezas da fauna e flora brasileiras. "É um tema muito rico, com o qual queremos chamar a atenção de todos para o dever de zelar pelo nosso planeta, pelo meio ambiente, rios, mares, fauna e flora. Temos que estar preocupados com tudo isso", afirma Rômulo Meneses, presidente do Galo da Madrugada.

Os 30 trios elétricos que participam do cortejo serão "batizados" em homenagem a diferentes elementos da fauna e da flora nacional, reforçando o compromisso ambiental do bloco. "Cada trio fará referência a um item da biodiversidade brasileira", detalha Meneses.

Durante o desfile, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpre agenda no Recife, deve acompanhar a festa no camarote do prefeito João Campos (PSB), pré-candidato ao governo de Pernambuco.

Serviço – Galo da Madrugada 2026

Tema: Frevo no Planeta Galo
Data: 14 de fevereiro de 2026
Horário: das 9h às 18h
Percurso: 6,5 km (Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol)

Galo da Madrugada em São Paulo

Reconhecido pelo Guinness Book como o maior bloco do mundo, o Galo da Madrugada também desfila em São Paulo desde 2020. O bloco tornou-se símbolo do frevo e leva essa tradição para as ruas paulistanas, animando o público com orquestra, metais e muito passo acelerado. A concentração ocorre no Obelisco do Ibirapuera, a partir das 9h de terça-feira, 17.