Túmulo da Idade do Bronze com artefatos raros é descoberto na França
Sepultura de líder armoricano, datada de 1900 a 1800 a.C., revela objetos funerários valiosos e lança luz sobre antigas elites da Normandia.
Arqueólogos franceses descobriram um túmulo do início da Idade do Bronze, ricamente adornado, na cidade de Écouché-les-Vallées, no noroeste da Normandia.
A sepultura, datada entre 1900 e 1800 a.C., revelou valiosos bens funerários, como pontas de flecha, punhais e um fragmento de pingente de cristal de rocha, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas (Inrap).
As escavações, realizadas antes da expansão de uma pedreira local, também identificaram vestígios de um assentamento neolítico e um túmulo pertencente à cultura dos túmulos armoricanos, característica da Idade do Bronze. Essa cultura é reconhecida pelos sofisticados sepultamentos de suas elites, geralmente cobertos por montículos de terra, embora os arranjos dos túmulos variem.
A sepultura estava originalmente sob um montículo de terra, atualmente desaparecido. Enquanto a maioria desses túmulos é encontrada na Bretanha, apenas seis foram identificados na Normandia até agora. Não foram localizados restos esqueléticos devido à acidez do solo, que dissolveu os ossos.
No interior da tumba, os pesquisadores encontraram 31 pontas de flecha de sílex, trabalhadas com habilidade refinada típica da tradição armoricana. Dois punhais de bronze, também do tipo armoricano, foram recuperados, ambos com fixação rebitada e decoração em malha ao longo das bordas.
O maior punhal mede cerca de 30 centímetros e apresenta vestígios de couro em sua lâmina. O segundo, com aproximadamente 20,3 centímetros, estava acondicionado em uma bainha de vime.