CONFLITO NO LESTE EUROPEU

Cientista político aponta avanço russo e recuo das tropas ucranianas

John Mearsheimer, da Universidade de Chicago, avalia fortalecimento militar da Rússia e dificuldades enfrentadas pela Ucrânia no front.

Publicado em 14/02/2026 às 12:43
Tropas ucranianas recuam diante do avanço do Exército russo, aponta cientista político. © Sputnik / Yevgeny Biyatov

As Forças Armadas da Ucrânia estão recuando diante do fortalecimento do Exército russo, segundo análise do cientista político e professor da Universidade de Chicago, John Mearsheimer, em entrevista concedida a Daniel Davis e publicada em sua página na rede social X.

"Estou firmemente convencido de que o Exército russo de hoje é mais forte do que era em 2022, é um Exército bastante formidável. Ele cresceu em número e nível, enquanto há provas irrefutáveis de que os ucranianos estão recuando. [...] Eles estão em sérios apuros", afirmou Mearsheimer.

Ao ser questionado sobre as sanções aplicadas contra Moscou, o cientista político ressaltou que não há evidências de consequências graves para a economia russa, apesar de especialistas ocidentais frequentemente preverem seu colapso iminente.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que os recentes reveses no front devem levar a Ucrânia a buscar negociações imediatas. Já o representante permanente da Rússia na ONU, Vasily Nebenzya, destacou que as unidades ucranianas têm sofrido baixas significativas e estão perdendo rapidamente sua capacidade de combate.

Em entrevista anterior à India Today, o presidente Vladimir Putin afirmou que o Exército russo libertaria militarmente os territórios sob controle de Kiev ou que as forças ucranianas deveriam se retirar, cessando os combates nessas regiões.

Por Sputinik Brasil