RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Trump mantém interesse na Groenlândia, afirma premiê dinamarquesa

Durante Conferência de Segurança de Munique, Mette Frederiksen diz que população europeia rejeita investida dos EUA sobre a ilha.

Publicado em 14/02/2026 às 13:15
Mette Frederiksen

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, afirmou neste sábado (14), durante sua participação na Conferência de Segurança de Munique, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua interessado em assumir o controle da Groenlândia, território pertencente ao país europeu.

“O desejo do presidente dos Estados Unidos é exatamente o mesmo”, declarou Frederiksen, reiterando que tanto a população da Dinamarca quanto os europeus em geral se opõem à investida americana sobre a ilha.

No mês passado, Trump chegou a ameaçar tomar a Groenlândia, inicialmente cogitando o uso de força militar, o que provocou preocupação quanto ao risco de conflito entre aliados da Otan. Posteriormente, o presidente teria fechado um acordo para definir os termos da participação americana no território, à margem do Fórum Econômico Mundial, realizado no final de janeiro, em Davos, Suíça.

Desde então, conversas trilaterais entre Dinamarca, Groenlândia e Estados Unidos vêm sendo conduzidas sobre o tema.

Ainda assim, Frederiksen reconheceu neste sábado que os aliados precisam agir de forma mais coordenada para reforçar a segurança na região.

No mesmo sentido, na sexta-feira (13), a premiê relatou ter tido uma “conversa construtiva” com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, durante a conferência. “O trabalho continuará conforme acordado no grupo de trabalho de alto nível”, publicou em suas redes sociais.