DIPLOMACIA INTERNACIONAL

'É um circo': chanceler iraniano critica a Conferência de Segurança de Munique

Ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirma que evento perdeu credibilidade e critica postura europeia

Por Sputinik Brasil Publicado em 14/02/2026 às 17:57
Chanceler iraniano critica a credibilidade e a condução da Conferência de Segurança de Munique. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, criticou duramente a Conferência de Segurança de Munique, realizada na Alemanha, ao afirmar que o evento perdeu a credibilidade das edições anteriores.

“É triste ver como a habitualmente séria Conferência de Segurança de Munique se transformou no 'circo de Munique' no que diz respeito ao Irã”, declarou Araghchi em sua conta na rede social X.

O chanceler iraniano afirmou ainda que representantes de países europeus estão “desorientados” diante da “incapacidade de entender o que ocorre” em Teerã. Segundo ele, “do ponto de vista estratégico, uma União Europeia que funciona sem objetivos claros perdeu todo o seu peso geopolítico no Oriente Médio. A Alemanha, em particular, assumiu a iniciativa de transferir completamente sua política regional para Israel. O rumo geral da Europa, para dizer o mínimo, encontra-se em um estado lamentável e preocupante”, avaliou.

A Conferência de Segurança de Munique ocorre entre os dias 13 e 15 de fevereiro na cidade alemã. Neste sábado (14), milhares de manifestantes se reuniram no local para protestar contra o evento. Os manifestantes rejeitam o envio de armas à Ucrânia, cobram dos líderes europeus negociações de paz e exigem que Berlim freie o que chamam de “histeria bélica” e deixe de propagar alarmes falsos sobre drones e sabotagens, segundo informações de um correspondente da Sputnik.

Siga a @sputnikbrasil no Telegram.