PIB da Colômbia tem leve alta de 0,1% no 4º trimestre de 2025 e avança 2,3% em um ano
Setores de entretenimento e administração pública impulsionam crescimento; agropecuária recua no trimestre, mas fecha ano em alta
O Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia registrou crescimento de 2,3% no quarto trimestre de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados preliminares divulgados nesta segunda-feira, 16, pelo Departamento Administrativo Nacional de Estatística (Dane).
No acumulado de 2025, a economia colombiana avançou 2,6% frente a 2024. Considerando a comparação com o terceiro trimestre de 2025, o PIB apresentou leve alta de 0,1% na série ajustada por efeitos sazonais.
Entre os setores, o destaque foi para atividades artísticas, de entretenimento e recreação, que tiveram expansão anual de 11,5% no trimestre.
O setor de administração pública, defesa, educação e saúde cresceu 4,8% no período, contribuindo com 0,9 ponto percentual para o resultado geral.
Já o segmento de comércio, transporte, alojamento e serviços de alimentação avançou 3,4% no quarto trimestre.
Por outro lado, as atividades agropecuárias (agricultura, pecuária, caça, silvicultura e pesca) apresentaram retração de 0,4% no quarto trimestre ante igual período de 2024. Apesar disso, no consolidado de 2025, o setor agropecuário registrou crescimento anual de 3,1%.
Pelo enfoque do gasto, o consumo final cresceu 3,8% no quarto trimestre, enquanto a formação bruta de capital recuou 9,3%. As exportações avançaram 1,2% e as importações aumentaram 1,4% na comparação anual.