CARNAVAL 2024

‘Possibilidade de perseguição’: Janja explica ausência em desfile na Sapucaí

Primeira-dama optou por não participar do desfile da Acadêmicos de Niterói após recomendações do governo e críticas da oposição.

Por Por Sputnik Brasil Publicado em 16/02/2026 às 15:13
Janja Lula da Silva explica por que não desfilou na Sapucaí pela Acadêmicos de Niterói. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

‘Possibilidade de perseguição’: Janja explica ausência em desfile na Sapucaí

A primeira-dama Janja Lula da Silva esclareceu nesta segunda-feira (16) o motivo de não ter comparecido à pista da Sapucaí no domingo (15), onde estava prevista para desfilar pela escola Acadêmicos de Niterói. O samba-enredo da agremiação, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi alvo de críticas da oposição, que acusou a iniciativa de configurar propaganda eleitoral antecipada.

O governo federal já havia orientado que autoridades evitassem manifestações que pudessem ser interpretadas como propaganda eleitoral. Em nota, a equipe de Janja informou: “Mesmo com toda segurança jurídica de que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, poderia desfilar, diante da possibilidade de perseguição à escola e ao presidente Lula por receber uma das maiores honrarias que um brasileiro pode ter, que é ser homenageado por uma Escola de Samba, Janja optou por não desfilar para estar ao lado da pessoa que ela mais ama na vida”.