Groenlândia verá o mar recuar, enquanto subirá no resto do planeta, sugere estudo
Novo estudo indica que, ao contrário do restante do mundo, a Groenlândia deve registrar queda no nível relativo do mar devido ao derretimento do gelo.
Enquanto o nível do mar sobe globalmente como consequência das mudanças climáticas, a Groenlândia se destaca como uma exceção. De acordo com um novo estudo da Universidade Columbia, projeta-se que o nível relativo do mar na ilha caia nas próximas décadas.
Atualmente, a Groenlândia perde cerca de 200 bilhões de toneladas de gelo por ano. Com a diminuição dessa massa, o peso sobre a crosta terrestre reduz, permitindo que o solo se eleve e, consequentemente, que o nível relativo do mar recue na região.
As projeções variam de acordo com os cenários de emissões de gases do efeito estufa. No cenário mais otimista, com emissões controladas, a Groenlândia pode ganhar aproximadamente 0,9 metro de terra exposta até o final do século. Se as emissões seguirem sem controle, essa elevação pode chegar a 2,5 metros.