Comandante iraniano afirma que país está pronto para fechar o estreito de Ormuz
Militares do Irã sinalizam capacidade de interromper passagem estratégica em resposta a ameaças externas e realizam exercícios na região.
O comandante das forças navais do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC), Alireza Tangsiri, declarou que o Irã está pronto para fechar o estreito de Ormuz, caso considere necessário, e pode realizar a operação em um curto espaço de tempo.
“Se surgir um pretexto para fechar o estreito de Ormuz, nossos militares executarão essa operação no menor tempo possível”, afirmou Tangsiri, segundo a emissora pública iraniana IRIB.
Nesta terça-feira (17), a agência iraniana Fars informou que o Irã fechará parte do estreito de Ormuz por algumas horas durante exercícios militares.
“Durante os exercícios navais 'controle inteligente sobre o estreito de Ormuz', certas áreas do estreito serão fechadas por algumas horas para garantir as regras de segurança e navegação”, informou a agência.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem exigido que o Irã assine um acordo que exclua a possibilidade de armas nucleares no país. Trump alertou que, caso contrário, a República Islâmica enfrentaria uma resposta militar mais forte do que a registrada no verão passado no Hemisfério Norte. No final de janeiro, os EUA enviaram uma frota de navios de guerra ao golfo de Omã e ao golfo Pérsico. Posteriormente, o chefe do Pentágono, Pete Hegseth, anunciou o envio de unidades adicionais para a região.