DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Presidente Lula inicia visita oficial à Índia nesta quarta-feira (18)

Lula discute multilateralismo, IA e cooperação bilateral em agenda com Narendra Modi

Publicado em 17/02/2026 às 11:28
Lula inicia visita à Índia para discutir IA, multilateralismo e cooperação bilateral com Narendra Modi.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na manhã desta terça-feira (17) para uma visita oficial à Índia, que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de fevereiro, atendendo a convite do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi. A comitiva presidencial fará uma escala em Túnis, capital da Tunísia, prevista para as 23h20, no horário de Brasília.

Durante os dias 19 e 20, Lula participará, em Nova Délhi, da cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial (IA), além de outros eventos focados no tema.

Notícias relacionadas:

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a cúpula dará continuidade ao chamado 'processo de Bletchley', série de reuniões intergovernamentais sobre segurança e governança da inteligência artificial.

Multilateralismo

No dia 21, o Itamaraty confirmou que Lula será recebido em visita de Estado por Narendra Modi.

Na pauta, estão os desafios ao multilateralismo e a necessidade de uma reforma abrangente na governança global, incluindo a já debatida reforma do Conselho de Segurança da ONU.

Em 2025, a Índia foi o quinto maior parceiro comercial do Brasil, com uma corrente de comércio de US$ 15,2 bilhões.

Os dois líderes também irão aprofundar a cooperação bilateral em áreas como comércio, investimentos, defesa, aviação, tecnologias digitais, inteligência artificial, economia e finanças, transição energética, minerais críticos, saúde, acesso a medicamentos, indústria farmacêutica e cooperação espacial, entre outras.

Comitiva

Lula está acompanhado de uma comitiva composta por ministros de Estado, representantes de instituições públicas e uma missão de empresários brasileiros.

Antes do embarque, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou em suas redes sociais que a prioridade será fechar acordos no setor farmacêutico, visando atrair investimentos, ampliar o acesso a novos medicamentos e fortalecer a pesquisa no Brasil, garantindo avanços para a população brasileira.

“Nossa missão na Índia, essa potência farmacêutica, terá três grandes focos: trazer cada vez mais produtos e tecnologias para o Brasil, vamos assinar várias parcerias [na área], conhecer a medicina tradicional indiana e visitar os hospitais inteligentes”, adiantou o ministro da Saúde.