ECONOMIA INTERNACIONAL

Tarifas dos EUA sobre aço e alumínio continuarão em vigor, afirma representante comercial

Jamieson Greer, representante comercial dos EUA, defende manutenção das tarifas e destaca benefícios para empresas americanas.

Publicado em 17/02/2026 às 12:21
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O representante comercial dos Estados Unidos (USTR), Jamieson Greer, afirmou nesta terça-feira (17), em entrevista à CNBC, que as tarifas sobre aço e alumínio continuarão em vigor. "Talvez possamos ajustar as alíquotas para garantir maior compliance por parte das empresas", declarou, ressaltando que as companhias americanas têm se beneficiado com o aumento das exportações.

Greer evitou especificar quem estaria arcando com o maior peso das tarifas sobre bens importados e minimizou preocupações sobre possíveis impactos negativos na economia. "Não sei de onde os democratas tiram esses dados. Eles eram favoráveis às tarifas antes de Donald Trump defendê-las", afirmou, citando o presidente dos EUA.

Segundo o representante, um dos principais objetivos da aplicação das tarifas é arrecadar recursos para financiar e reduzir o déficit do país. "O Congresso também está discutindo essa destinação", ponderou Greer. "Além disso, temos mais mercados abertos para os Estados Unidos no mundo, graças a acordos comerciais, e a inflação está em queda. As tarifas têm tido um sucesso incrível", completou.

Sobre o processo em análise na Suprema Corte, Greer destacou a separação entre os poderes Judiciário e Executivo e afirmou que o governo aguarda a decisão para avaliar possíveis ajustes em suas políticas econômicas.