DIPLOMACIA INTERNACIONAL

Negociações entre Rússia, EUA e Ucrânia em Genebra são encerradas sem declarações

Primeiro dia de conversas envolveu reuniões bilaterais e trilaterais; delegações evitam comentar resultados e retomam encontros amanhã

Publicado em 17/02/2026 às 14:42
Delegações de Rússia, EUA e Ucrânia encerram primeiro dia de negociações em Genebra sem declarações oficiais. © Sputnik / Kirill Zykov / Acessar o banco de imagens

As negociações entre Rússia, Estados Unidos e Ucrânia para um acordo foram encerradas nesta terça-feira (17), após quatro horas e meia de discussões em Genebra.

De acordo com informações da Sputnik, a delegação ucraniana já deixou o hotel InterContinental, local onde ocorreu o primeiro dia de negociações. O grupo saiu em uma comitiva de vários carros, escoltados pela polícia diplomática da cidade suíça.

A delegação russa, por sua vez, também deixou o local sem comentar os resultados do encontro. “Não”, respondeu uma fonte ao ser questionada sobre a possibilidade de declarações após o término das conversas.

Segundo uma fonte da equipe de negociação ouvida pela Sputnik, as reuniões desta terça-feira ocorreram tanto em formato bilateral quanto trilateral. “As reuniões de hoje em Genebra foram bilaterais e trilaterais. O diálogo ocorreu nos formatos Rússia-EUA, Rússia-Ucrânia e Rússia-EUA-Ucrânia”, relatou, acrescentando que as conversas foram bastante tensas e se estenderam por seis horas.

Em publicação no Telegram, o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional da Ucrânia, Rustem Umerov, destacou que o primeiro dia de negociações trilaterais foi concluído e que os trabalhos continuam amanhã (18). “Após a sessão conjunta, continuamos trabalhando em grupos por área. Amanhã de manhã, os grupos políticos e militares retomarão seus trabalhos”, afirmou.

Por Sputnik Brasil