RETOMADA DO TRANSPORTE AÉREO

Companhia aérea sudanesa volta a operar voos regulares para Cartum após três anos

Tarco Airlines retoma operações comerciais no Aeroporto Internacional de Cartum, sinalizando avanço diante do conflito no Sudão.

Por Sputinik Brasil Publicado em 17/02/2026 às 21:21
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O Aeroporto Internacional de Cartum recebeu nesta semana o primeiro voo comercial regular vindo de Porto Sudão, operado pela Tarco Airlines, uma das três principais companhias aéreas do país.

O retorno marca a retomada das operações da Tarco Airlines após quase três anos de suspensão, motivada pelo conflito armado que afeta o Sudão, no Norte da África.

A reabertura do aeroporto para voos comerciais representa um avanço significativo para a conectividade da capital sudanesa. A primeira empresa a retomar voos para Cartum foi a transportadora nacional Sudan Airways, que reiniciou suas operações em 1º de fevereiro.

O movimento é visto como um sinal de esperança para a normalização do transporte aéreo e o gradual restabelecimento das atividades civis no país.