INTERNACIONAL

Tucker Carlson afirma ter sido detido em Israel após entrevistar embaixador de Trump

Jornalista relata abordagem de agentes do aeroporto após entrevista polêmica; governo israelense nega detenção.

Publicado em 18/02/2026 às 18:10
Tucker Carlson relata abordagem de agentes após entrevista com embaixador dos EUA em Israel. © AP Photo / Julia Demaree Nikhinson

O jornalista norte-americano Tucker Carlson afirmou que ele e membros de sua equipe foram detidos em Israel após uma entrevista com o embaixador dos Estados Unidos no país, conforme reportado nesta quarta-feira (18) pelo jornal britânico Daily Mail.

Segundo a publicação, Carlson viajou a Tel Aviv para entrevistar Mike Huckabee, nomeado pelo então presidente Donald Trump como embaixador dos EUA em Israel. O encontro ocorreu após trocas de críticas nas redes sociais, motivadas por declarações do jornalista sobre o tratamento dispensado a cristãos no país.

De acordo com Carlson, logo após a entrevista, agentes que se apresentaram como integrantes da segurança do aeroporto teriam confiscado os passaportes da equipe e levado o produtor executivo para uma sala de interrogatório.

"Homens que se identificaram como segurança do aeroporto pegaram nossos passaportes, levaram nosso produtor executivo para uma sala lateral e exigiram saber sobre o que conversamos com o embaixador Huckabee", relatou Carlson ao tabloide britânico. "Foi bizarro. Agora já estamos fora do país", acrescentou.

O Daily Mail informou ainda que duas fontes próximas ao caso disseram que o governo israelense inicialmente não planejava autorizar a entrada do jornalista, o que teria resultado em negociações envolvendo o Departamento de Estado dos EUA. A decisão de não barrar Carlson teria sido tomada para evitar um "incidente diplomático".

No início de fevereiro, Carlson acusou Huckabee de não proteger adequadamente os cristãos em Israel. Em resposta, o embaixador, que conhece o jornalista há anos e já trabalhou com ele na Fox News, convidou-o para uma conversa privada no país.

Nos últimos meses, Tucker Carlson intensificou críticas a Israel e à política externa dos EUA no Oriente Médio, classificando o apoio incondicional a Israel como um "vírus da mente". Ele também acusou Washington de priorizar a proteção de suas próprias fronteiras em detrimento dos interesses dos cristãos na região.

Por outro lado, a Embaixada dos EUA em Israel negou que Carlson tenha sido detido. Em nota ao Daily Mail, um porta-voz afirmou que o jornalista "recebeu as mesmas perguntas de controle de passaporte que inúmeros visitantes a Israel, incluindo o embaixador Huckabee e outros diplomatas, como parte do procedimento normal de entrada e saída do país".

Por Sputnik Brasil