Viradouro conquista o título do carnaval do Rio; escola que homenageou Lula é rebaixada
Com enredo dedicado ao sambista Moacyr da Silva Pinto, Viradouro soma 270 pontos e vence pela quarta vez; Acadêmicos de Niterói, que exaltou Lula, cai para a Série Ouro após polêmica.
A Unidos do Viradouro é a campeã do carnaval do Rio de Janeiro em 2026. A escola conquistou o título nesta quarta-feira, 18, com o enredo "Pra Cima, Ciça!", uma homenagem ao sambista Moacyr da Silva Pinto, que completa 70 anos de vida e 55 de seu primeiro desfile. Com uma apresentação impecável, a Viradouro somou 270 pontos e levou seu quarto título para casa.
A agremiação contou na Marquês de Sapucaí a trajetória de Moacyr, desde os tempos na Estácio de Sá até os dias atuais. Entre os destaques do desfile esteve a atriz Juliana Paes, que retornou ao posto de rainha de bateria após 17 anos. O último título da Vermelha e Branca de Niterói havia sido em 2024.
O homenageado do enredo, Ciça, celebrou com emoção e fez até uma promessa durante a comemoração: "É muita emoção, muita alegria. A emoção foi de ver a avenida, a arquibancada. Não tenho palavras. E vou até parar de fumar", disse o mestre de bateria.
Já a Acadêmicos de Niterói, que levou à avenida o enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil", dedicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, terminou em último lugar e foi rebaixada à Série Ouro em 2027.
A Viradouro desfilou este ano com 23 alas, seis carros alegóricos, dois tripés e 2.500 componentes.
O projeto da escola na Sapucaí foi assinado por Tarcísio Zanon. O samba foi interpretado por Wander Pires, enquanto o casal Julinho Nascimento e Rute Alves conduziu o pavilhão em um desfile marcado pela emoção.
Como já é tradição, a bateria se destacou. Da metade até o fim do desfile, os ritmistas se apresentaram sobre um grande carro alegórico, com Ciça à frente como destaque principal.
Outro momento marcante foi a participação do carnavalesco Paulo Barros, conhecido por trabalhos em escolas como Salgueiro, Unidos da Tijuca e Vila Isabel, que desfilou como destaque em uma das alegorias.
Rebaixamento
O desfile da Acadêmicos de Niterói, rebaixada este ano, foi envolvido em polêmica por acusações de propaganda eleitoral antecipada. A escola terminou a apuração com 264,6 pontos.
O samba, puxado por Emerson Dias, abordou a infância de Lula no agreste pernambucano, a mudança para o Sudeste e sua trajetória como sindicalista e político. O presidente Lula acompanhou o desfile na Sapucaí e chegou a descer do camarote para cumprimentar o mestre-sala e a porta-bandeira da escola.
Veja a classificação final:
Viradouro: 270.0
Beija-Flor: 269.9
Vila Isabel: 269.9
Salgueiro: 269.7
Imperatriz: 269.4
Mangueira: 269.2
Unidos da Tijuca: 268.7
Grande Rio: 268.7
Tuiuti: 268.5
Portela: 267.9
Mocidade: 267.4
Acadêmicos de Niterói: 264.6