CARNAVAL 2026

Mestre Ciça se emociona com título da Viradouro e faz promessa: 'Vou parar de fumar'

Enredo homenageou o mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto; escola de Niterói conquista campeonato após dois anos

Publicado em 18/02/2026 às 18:28
Mestre Ciça se emociona com título da Viradouro e faz promessa: 'Vou parar de fumar' Marcelo Piu/Prefeitura do Rio

A Unidos do Viradouro conquistou o título do Carnaval 2026 do Rio de Janeiro com o enredo "Pra Cima, Ciça!", uma homenagem ao mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto, conhecido como Ciça, de 69 anos.

Visivelmente emocionado, Ciça celebrou o triunfo da escola de Niterói e surpreendeu ao fazer uma promessa em meio à comemoração. "É muita emoção, muita alegria. A emoção foi de ver a avenida, a arquibancada. Não tenho palavras. E vou até parar de fumar", declarou o sambista.

Durante a apuração na Cidade do Samba nesta quarta-feira, 18, Ciça acompanhou atento a leitura das notas e vibrou a cada nota 10 ao lado dos integrantes da mesa. "Essa vitória é resultado de muito trabalho, muito suor. Foi um desfile lindo, que reconheceu a grandeza e importância de Ciça para o samba", afirmou Marcelinho Calil, presidente da Viradouro.

No desfile da Marquês de Sapucaí, a escola narrou a trajetória de Ciça desde os tempos na Estácio de Sá até os dias atuais. Um dos destaques foi a atriz Juliana Paes, que retornou ao posto de rainha de bateria após 17 anos. O último título da Vermelha e Branca de Niterói havia sido em 2024.

A Viradouro desfilou este ano com 23 alas, seis carros alegóricos, dois tripés e 2.500 integrantes na Sapucaí.

O projeto da escola foi assinado por Tarcísio Zanon. O samba foi interpretado por Wander Pires, enquanto o casal Julinho Nascimento e Rute Alves conduziu o pavilhão em um desfile marcado pela emoção.

Como era esperado, a bateria teve papel de destaque. Do meio até o fim do desfile, os ritmistas se apresentaram sobre um grande carro alegórico, com Ciça à frente, em evidência.

Outro momento marcante foi a participação do carnavalesco Paulo Barros, que já fez história em escolas como Salgueiro, Unidos da Tijuca e Vila Isabel, e brilhou como destaque em uma das alegorias.

Classificação final:

- Viradouro: 270.0

- Beija-Flor: 269.9

- Vila Isabel: 269.9

- Salgueiro: 269.7

- Imperatriz: 269.4

- Mangueira: 269.2

- Unidos da Tijuca: 268.7

- Grande Rio: 268.7

- Tuiuti: 268.5

- Portela: 267.9

- Mocidade: 267.4

- Acadêmicos Niterói: 264.6