COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Portugal devolve ao México tesouros pré-hispânicos pela primeira vez

Cerimônia em Lisboa marca retorno histórico de artefatos arqueológicos ao país de origem

Por Sputnik Brasil Publicado em 19/02/2026 às 01:01
Cerimônia em Lisboa oficializa devolução de artefatos pré-hispânicos do México por Portugal. © telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Pela primeira vez na história das relações bilaterais, Portugal devolveu ao México três artefatos arqueológicos pré-hispânicos, pertencentes ao período da antiga Mesoamérica.

A cerimônia oficial de entrega foi realizada na embaixada do México em Lisboa, com a presença de autoridades mexicanas e portuguesas. Os itens devolvidos são considerados bens culturais de grande importância para a história e identidade dos povos originários do território que hoje corresponde ao México.

Segundo informações do portal Arkeonews, a iniciativa representa um marco na cooperação internacional entre os dois países e reforça o compromisso conjunto no combate ao comércio ilícito de objetos do patrimônio cultural.

As autoridades mexicanas destacaram que a repatriação dos artefatos é uma etapa fundamental para a preservação da memória histórica e para a valorização dos povos ancestrais.