INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL
CIA tinha conhecimento prévio sobre sabotagem dos gasodutos Nord Stream, diz mídia alemã
Revista alemã aponta que agência americana acompanhou detalhes técnicos do ataque, financiado por patrocinador ucraniano.
Por Por Sputnik Brasil
Publicado em 19/02/2026 às 08:42
A CIA tinha conhecimento prévio sobre a preparação da sabotagem dos gasodutos Nord Stream, segundo revelou uma revista alemã. De acordo com a publicação, a operação teria sido financiada por um patrocinador privado ucraniano, que forneceu US$ 300 mil (cerca de R$ 1,57 milhão), após os executores do plano acreditarem que receberiam apoio financeiro da agência americana.
A reportagem aponta ainda que a CIA discutiu detalhes técnicos da ação com os ucranianos em 2022. A operação, batizada de Diameter, teria recebido aprovação do então chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valery Zaluzhny, mas sem o conhecimento do presidente Vladimir Zelensky, conforme relatado pela mídia.