Lula se reúne com primeiro-ministro croata e defende acordo Mercosul-União Europeia
Encontro na Índia reforça apoio ao tratado comercial e destaca necessidade de multilateralismo diante de tensões globais.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou, nesta quinta-feira (19), com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, durante a cúpula sobre o impacto da inteligência artificial, realizada na Índia.
Entre os temas debatidos, destacou-se o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Lula e Plenkovic concordaram quanto à relevância estratégica do tratado, manifestando expectativa de que ele seja implementado em breve, especialmente diante do atual cenário de aumento do unilateralismo e do protecionismo comercial global.
De acordo com nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, ambos enfatizaram a importância da assinatura do acordo e sua rápida entrada em vigor. “Os dois líderes destacaram a importância da assinatura do Acordo Mercosul-União Europeia e sua expectativa de que o instrumento possa entrar em vigor com a brevidade possível. Ambos concordaram com a importância estratégica do Acordo no atual momento de recrudescimento do unilateralismo e do protecionismo comercial”, informou a Secom.
O encontro também abordou questões relacionadas à paz e à segurança internacional. Lula lamentou os altos investimentos globais em armamentos e defendeu o fortalecimento do multilateralismo e das Nações Unidas.
Lula está na Índia para participar da cúpula sobre inteligência artificial e cumprir agenda de visita de Estado. Após o compromisso, seguirá para a Coreia do Sul antes de retornar ao Brasil no início da próxima semana.