INVESTIMENTO INDUSTRIAL

BNDES aprova crédito de R$ 715,9 mi para linha de produção de alumínio e logística da CBA

Financiamento visa modernizar fábrica em São Paulo e aprimorar logística em Goiás, com foco em sustentabilidade

Publicado em 19/02/2026 às 11:55
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 715,9 milhões para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Os recursos serão destinados à modernização do processo de produção de alumínio na Fábrica Alumínio, localizada no município de Alumínio, em São Paulo, além do aprimoramento da infraestrutura logística no Pátio Santa Isabel, em Santa Isabel, Goiás, para o carregamento de bauxita da Unidade Barro Alto.

O crédito foi concedido por meio da linha BNDES Finem (Financiamento a Empreendimentos), com o objetivo de ampliar a eficiência operacional e reduzir impactos ambientais.

Segundo nota do banco de fomento, "com recursos da linha Finem, a CBA, empresa do portfólio da Votorantim, investirá em reutilização de insumos e recursos naturais, garantia de estabilidade da produção, modernização de equipamentos e melhoria da capacidade produtiva de produtos intermediários".

O projeto contempla a revitalização de fornos eletrolíticos, aprimoramento do sistema de disposição de resíduos, aumento da capacidade produtiva da sala de pasta anódica, modernização do circuito fechado de águas e melhorias na infraestrutura logística para o transporte de bauxita.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que "o projeto aprovado reúne uma série de iniciativas que buscam aumentar a produtividade por meio da introdução de tecnologia mais limpa e eficiente, além da reutilização de água e de uma nova solução logística que reduzirá significativamente as emissões de gases de efeito estufa".