IMPACTO INTERNACIONAL

Greve na Argentina provoca cancelamento de voos no Aeroporto de Guarulhos

Paralisação de 24 horas em protesto à reforma trabalhista de Milei afeta mais de 30 mil passageiros

Publicado em 19/02/2026 às 12:34
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

A greve geral na Argentina impactou diretamente as operações do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, nesta quinta-feira, 19. De acordo com a concessionária GRU Airport, responsável pela administração do terminal, 14 voos foram cancelados devido à paralisação.

A greve de 24 horas foi convocada em protesto contra a reforma trabalhista defendida pelo presidente argentino Javier Milei. Esta é a quarta greve geral desde o início do governo Milei.

O projeto de reforma foi aprovado pelo Senado argentino na semana passada e deve ser analisado em breve pela Câmara dos Deputados.

A principal central sindical do país classificou as propostas do governo como um retrocesso. Entre as mudanças, a reforma visa "modernizar as relações de trabalho" e reduzir o poder dos sindicatos e o custo da folha de pagamento. Para conseguir os 37 votos necessários no Senado, o governo — que conta com 20 senadores — aceitou modificar alguns artigos a pedido da oposição.

Os principais sindicatos do setor de transporte de passageiros aderiram ao protesto. Segundo a companhia aérea Aerolíneas Argentinas, 255 voos foram cancelados, afetando cerca de 31 mil passageiros. Trabalhadores portuários também participam da paralisação.

O movimento ocorre em meio à queda da atividade industrial no país. De acordo com fontes sindicais, mais de 21 mil empresas fecharam as portas nos últimos dois anos, resultando no encerramento de aproximadamente 300 mil postos de trabalho.