EUA divulgam agenda do G20 com foco em crescimento econômico e primeira Trilha Financeira
Reuniões ocorrerão em Washington, Asheville e Bangkok, com cúpula de líderes prevista para dezembro em Miami.
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou a programação dos encontros do G20 para este ano, incluindo reuniões de ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais. Os encontros estão marcados para 16 de abril em Washington, 31 de agosto e 1º de setembro em Asheville, e 15 de outubro em Bangkok, na Tailândia.
O calendário prevê ainda uma reunião de vice-ministros das Finanças e vice-diretores de bancos centrais em Asheville, nos dias 29 e 30 de agosto.
Além disso, uma cúpula dos líderes do G20, organizada pelo presidente americano Donald Trump, será realizada nos dias 14 e 15 de dezembro, no Trump National Doral, em Miami.
"A escolha da cidade de Asheville reflete o compromisso do governo Trump com a revitalização e resiliência do oeste da Carolina do Norte, que segue em reconstrução após o devastador Furacão Helene", afirmou o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, em comunicado.
De acordo com Bessent, a presidência americana do G20 irá priorizar políticas econômicas pró-crescimento, modernização das regulações financeiras, combate a desequilíbrios globais, transparência de dívidas, facilitação de reestruturação, além de avanços em sistemas de pagamento transfronteiriços, entre outros temas.
A última vez que os Estados Unidos sediaram uma reunião de líderes do G20 foi em 2009.