INDICADORES ECONÔMICOS

PMI composto do Japão avança para 53,8 em fevereiro, aponta S&P Global

Setores de serviços e indústria mantêm ritmo de expansão e registram maior crescimento desde maio de 2023

Publicado em 19/02/2026 às 22:17
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto do Japão avançou de 53,1 em janeiro para 53,8 em fevereiro, de acordo com dados preliminares divulgados nesta sexta-feira (20) pela S&P Global em parceria com o Jibun Bank. O resultado mantém o indicador acima do patamar neutro de 50, sinalizando continuidade da expansão da atividade econômica no país.

No mesmo período, o PMI de serviços também apresentou alta, passando de 53,7 para 53,8, reforçando o cenário positivo do setor. Já o PMI industrial subiu de 51,5 para 52,8, indicando aceleração no ritmo de crescimento da indústria japonesa.

Segundo Annabel Fiddes, economista da S&P Global, a atividade empresarial no setor privado do Japão seguiu em alta em fevereiro, com as empresas registrando o aumento mais rápido na produção desde maio de 2023. “A indústria manufatureira apresentou uma melhora notável no impulso de crescimento, igualando praticamente o ritmo sólido observado no setor de serviços, o que sugere uma recuperação mais ampla da economia”, destacou.