Vacinação proporciona acesso à prevenção de doenças em Maceió
Um dos principais métodos de prevenção contra doenças está à disposição dos usuários nas unidades de saúde
A vacinação segue como um dos principais métodos de prevenção contra doenças e está disponível gratuitamente em todo o país por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Em Maceió, a oferta de imunizantes é realizada pela Atenção Primária, garantindo acesso democrático à população em diferentes pontos da capital.
Entre as vacinas disponibilizadas estão as que protegem contra influenza, Covid-19, meningite, dengue, HPV, além das demais previstas no calendário nacional de imunização. Com intuito de ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção coletiva, especialmente entre os grupos prioritários é essencial enfatizar a imunização e mobilizar a sociedade para procurar locais de vacina.
O secretário de Saúde de Maceió, Claydson Moura, reforça a importância da imunização como método preventivo coletivo e principalmente nesse pós carnaval. “A vacina está disponível pelo SUS e temos pontos estratégicos para imunizar e proteger à população de doenças oportunistas. As vacinas salvam e principalmente agora no pós carnaval, devemos nos atentar em buscar atualizar a cartilha vacinal, tanto o público prioritário quanto à população no geral”, destaca.
Onde se vacinar
As unidades básicas funcionam de portas abertas de segunda a sexta-feira até às 17hcom as salas de vacinação liberadas para imunizar usuários cadastrados e também o público em geral. Para receber a dose, é necessário apresentar o cartão de vacinação. Já as unidades com Corujão da Saúde funcionam até as 21h.
Maceió Shopping e Shopping Pátio Maceió
Os centros comerciais também funcionam como pontos fixos de vacinação, oferecendo diversos imunizantes. O atendimento ocorre todos os dias de 12h às 20h, facilitando o acesso para quem não consegue se deslocar durante a semana.
Centro de Atendimento ao Turista (CAT Mercado do artesanato)
Atualmente localizado no estacionamento do Mercado do Artesanato, no bairro da Levada, o espaço disponibiliza vacinação tanto para turistas quanto para a população local de Segunda a sábado (8h às 14h) e domingo (8h às 12h).
A ampliação dos pontos de vacinação reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde pública, aproximando os serviços da população e fortalecendo as estratégias de prevenção. A orientação é que todos mantenham a caderneta atualizada e procurem o ponto de vacinação mais próximo.
Veja abaixo em quais unidades para se vacinar até as 21h que possuem Corujão da Saúde:
- UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica);
- UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes);
- UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes);
- UBS José Tenório (Serraria);
- UBS Durval Cortez (Prado);
- UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra);
- UBS Antônio de Pádua (Petrópolis);
- UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia);
- UBS Djalma Loureiro (Clima Bom);
- UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes);
- USF Jorge David Nasser (Ipioca);
- USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce);
- UBS Jardim São Francisco (Levada);
- UBS Felício Napoleão (Jacintinho);
- URS Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos);
- URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia);
- URS Ib Gatto Falcão (Tabuleiro do Martins);
- UBS João Macário (Santos Dumont);
- UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro);
- USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins);
- UBS José de Araújo Silva (Jacintinho);
- UBS Hélvio Auto (Trapiche da Barra);
- UBS Roland Simon (Vergel);
- UBS Geraldo Melo (Bom Parto).