ACORDO INTERNACIONAL

Alckmin prevê internalização do acordo Mercosul-UE em poucas semanas

Vice-presidente destaca importância do tratado e espera aprovação rápida no Congresso Nacional

Publicado em 20/02/2026 às 18:21
Geraldo Alckmin Reprodução

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira (20) que a internalização do acordo entre o Mercosul e a União Europeia (UE) deve ser aprovada em breve. Questionado sobre a tramitação do acordo, Alckmin negou que haja atraso e detalhou o processo: "Não, não, está indo muito bem, deve ser aprovado agora, dia 24, no Parlasul, na Câmara Federal. A comissão do Parlasul deve aprovar a internalização do acordo, em seguida vai ao Senado Federal e, sendo aprovado pelo Senado e assinado pelo presidente, nós temos a internalização. Você já tem os efeitos do acordo, que é o maior acordo do mundo, do ponto de vista de blocos."

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) deve retomar na próxima semana a análise do Acordo Provisório de Comércio entre o Mercosul e a União Europeia.

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), presidente da representação, já apresentou relatório favorável ao acordo. Caso seja aprovado pela representação, o texto seguirá para votação no plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, para o plenário do Senado Federal.

Alckmin ressaltou a relevância do tratado, que reúne os 27 países europeus, os quatro membros do Mercosul e a Bolívia — esta última em processo de adesão ao bloco —, formando um mercado de US$ 22 trilhões. "É um acordo super importante, e a gente espera a internalização em questão de semanas", destacou.

O vice-presidente, que também ocupa o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, está na presidência interina durante a viagem internacional do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Índia e à Coreia do Sul, prevista para durar até a próxima terça-feira, dia 24.