ECONOMIA INTERNACIONAL

Trump eleva tarifas globais de importação dos EUA de 10% para 15%

Presidente norte-americano desafia decisão da Suprema Corte e promete novas medidas para proteger a economia dos EUA.

Por Sputinik Brasil Publicado em 21/02/2026 às 14:01
Donald Trump anuncia aumento de tarifas de importação dos EUA, desafiando decisão da Suprema Corte. © AP Photo / Mark Schiefelbein

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (21) o aumento das tarifas globais de importação do país de 10% para 15%. Anteriormente, Trump havia estabelecido o percentual em 10%.

"Vou aumentar, com efeito imediato, a tarifa global de 10% para países, muitos dos quais vêm 'lesando' os Estados Unidos há décadas, sem retaliação (até eu chegar!), para o nível totalmente permitido e legalmente comprovado de 15%", declarou o presidente norte-americano em publicação na rede social Truth. Trump acrescentou que, nos próximos meses, Washington determinará e emitirá novas tarifas legalmente permitidas, dando continuidade ao que chamou de "nosso processo extraordinariamente bem-sucedido de tornar a América grande novamente".

Nesta semana, a Suprema Corte dos EUA decidiu, por 6 votos a 3, que o presidente não tem autoridade legal para criar tarifas, atribuindo essa competência ao Congresso.

Trump classificou a decisão como "decepcionante" e argumentou que a legislação autorizaria o presidente a adotar medidas tarifárias em situações excepcionais.

"Tenho vergonha de certos membros da Corte por não terem tido a coragem de fazer o que é certo para o nosso país", afirmou Trump. "Países estrangeiros que vêm nos explorando há anos estão eufóricos, dançando nas ruas — mas não estarão dançando por muito tempo!", declarou.