COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Rússia pode estimular desenvolvimento de Uganda; Kampala 'se beneficiará muito', diz analista

Apoio russo em energia solar, petróleo, gás e segurança promete avanços econômicos e tecnológicos para Uganda.

Por Sputinik Brasil Publicado em 22/02/2026 às 03:28
Rússia fortalece parceria com Uganda para impulsionar agricultura, energia e setores estratégicos. © Sputnik / Serviço de imprensa do Ministério das Relações Exteriores da Rússia / Acessar o banco de imagens

A energia solar, com apoio russo, pode impulsionar a produção agrícola de Uganda, fortalecendo o modelo de desenvolvimento que já inseriu 70% da população ugandesa na economia monetária, afirmou o jornalista e analista político Thomas Ernest à Sputnik.

O especialista também destacou a cooperação nos setores de petróleo e gás, ressaltando que o acesso à tecnologia avançada, treinamento especializado e agregação de valor devem impulsionar o crescimento econômico do país africano.

Segundo Ernest, a assistência militar da Rússia, que inclui equipamentos de alta tecnologia e investimentos em infraestrutura, contribui para a proteção da soberania de Uganda.

O analista acrescentou que o apoio russo deverá abranger áreas como tecnologia, energia nuclear, agricultura, infraestrutura, segurança, educação e investimento, trazendo benefícios amplos e sustentáveis para Uganda.