CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

ONU pede proteção de civis e investigação rápida após ataque a escola no Irã

Alto comissário das Nações Unidas condena escalada da violência e exige responsabilização em ataque que matou dezenas de meninas

Publicado em 03/03/2026 às 13:52
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Volker Türk, condenou nesta terça-feira (3) a intensificação dos conflitos envolvendo Israel, Estados Unidos e Irã, e pediu a adoção de “todas as medidas possíveis” para proteger civis. Türk destacou o ataque a uma escola primária em Minab, no sul do Irã, que resultou na morte de dezenas de meninas, e solicitou uma investigação “rápida, imparcial e minuciosa” sobre o ocorrido.

“Cabe às forças que realizaram o ataque investigá-lo. Apelamos para que tornem públicas as conclusões e assegurem responsabilização e reparação às vítimas”, afirmou a porta-voz do alto comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani.

Notícias relacionadas:

No sábado (28), ataques atribuídos a Israel e Estados Unidos atingiram uma escola em Minab, no sul do Irã, deixando mais de 150 estudantes mortas, segundo a agência estatal iraniana Irna. Mais de 90 crianças ficaram feridas. O ataque ocorreu durante o período de aulas, conforme relatos da agência de notícias.

Além de reforçar a necessidade de proteger civis, o alto comissário pediu o retorno à mesa de negociações, afirmando ser a única forma de “pôr fim às mortes, à destruição e ao desespero”.

“O alto comissário implora a todas as partes que recuperem o bom senso e ponham fim a essa violência. Ele conclama os Estados a defenderem e respeitarem a Carta das Nações Unidas, o direito internacional dos direitos humanos e o direito internacional humanitário”, reforçou Ravina Shamdasani.