EVENTO

Data System leva debate sobre a evolução do crediário no varejo brasileiro para o Crédito Digital 2026

Empresa se apresenta no principal evento sobre crédito digital no varejo, mostrando como a digitalização está redefinindo a concessão de crédito no setor no Brasil

Por Assessoria Publicado em 09/03/2026 às 16:46
Data System leva debate sobre a evolução do crediário no varejo brasileiro para o Crédito Digital 2026 Divulgação

Data System, empresa especializada em soluções de gestão para o varejo, é uma das patrocinadoras do “Crédito Digital 2026”, principal evento sobre crédito digital no varejo, que acontece no dia 25 de março, no Cubo Itaú, em São Paulo. A empresa também estará presente na programação com a palestra “Do crediário físico ao crediário digital”, conduzida por seu diretor comercial, Alex Marques.

Com foco exclusivo na evolução do crédito no varejo, o evento reúne executivos de tecnologia, produto e financeiro de médias e grandes redes varejistas, como Magalu, Casas Bahia, C&A, ÉDMAIS, Electrolux, Kalunga, entre outras, para discutir estratégias, tendências e casos reais de transformação digital. Em um cenário em que o crédito se consolida como uma das principais alavancas de crescimento e fidelização no setor, o encontro se propõe a preencher uma lacuna relevante no mercado ao aprofundar discussões práticas sobre o tema.

A participação da Data System reforça o papel estratégico da tecnologia na modernização das operações de crédito. Com experiência no desenvolvimento de soluções que integram ERP, meios de pagamento e gestão, a empresa tem acompanhado de perto a transição do modelo tradicional de crediário para estruturas digitais mais eficientes, escaláveis e orientadas por dados.

Durante a palestra, Marques abordará como o crediário, um dos pilares do varejo brasileiro, vem sendo reinventado a partir da digitalização, com ganhos relevantes em eficiência operacional, análise de risco e experiência do consumidor. “O crediário sempre foi um motor de vendas no varejo, mas por muito tempo operou com processos manuais, pouca integração e alto risco. A digitalização muda completamente essa lógica, permitindo decisões mais rápidas, seguras e baseadas em dados”, afirma o executivo.

Além de apresentar o contexto da transformação, a palestra trará uma visão prática sobre os desafios enfrentados pelos varejistas na implementação de operações de crédito digital, incluindo integração de sistemas, gestão de inadimplência e adaptação cultural das equipes.

“A grande mudança não é apenas tecnológica, mas estratégica, já que o crédito deixa de ser uma área de apoio e passa a ser uma unidade de negócio altamente sofisticada, com impacto direto na rentabilidade e na experiência do cliente”, complementa o diretor comercial da Data System.

Ao patrocinar o evento, a Data System se posiciona como um player ativo na discussão sobre o futuro do varejo, contribuindo com conhecimento aplicado e promovendo a troca de experiências entre líderes do setor. A expectativa é que o Crédito Digital SP 2026 consolide seu papel como um dos principais fóruns dedicados ao tema no país, reunindo um público altamente qualificado e interessado em transformar o crédito em vantagem competitiva.

Informações

Data: 25 de março de 2026

Horário: Das 08h às 12h30

Local:  Cubo Itaú

Endereço: Alameda Vicente Pinzon, 54 - Vila Olímpia, São Paulo