TENSÃO NO ORIENTE MÉDIO

Teerã nega impedir navegação no estreito de Ormuz, afirma chanceler iraniano

Ministro das Relações Exteriores do Irã responsabiliza EUA e Israel pela insegurança na região e garante que o país não bloqueou a passagem de navios.

Publicado em 09/03/2026 às 23:33
Chanceler iraniano nega bloqueio ao estreito de Ormuz e responsabiliza EUA e Israel por tensões. © AP Photo / Agência de Notícias Fars, Mahdi Marizad

Em entrevista concedida nesta segunda-feira a um canal de TV dos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi, afirmou que Teerã não fechou o estreito de Ormuz e não está impedindo a navegação na região.

"A produção e o transporte de petróleo diminuíram ou foram interrompidos não por nossa causa, mas devido aos ataques e à agressão de israelenses e americanos contra nós. Portanto, foram eles que tornaram toda a região insegura, e é por isso que petroleiros e navios têm receio de atravessar o estreito de Ormuz. Nós não fechamos este estreito. Não estamos impedindo a navegação deles neste estreito", declarou Araghchi em entrevista ao canal PBS.

O chanceler iraniano enfatizou que o Irã não busca guerra, mas está preparado para responder a ataques ao território persa. Ele também destacou que as consequências das tensões no Oriente Médio "são enormes não apenas para nós, mas para toda a região e agora para a comunidade internacional".

Nesta segunda-feira (9), em entrevista coletiva e também pelas redes sociais, o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou o Irã caso o país feche o estreito de Ormuz. Em publicação no Truth Social, Trump afirmou que responderia com ataques "vinte vezes mais fortes" e prometeu que o Irã seria incapaz de se recuperar enquanto nação após uma eventual ofensiva norte-americana.

Por Sputnik Brasil