EDUCAÇÃO

Prazo para entrega de documentos do Prouni 2026 termina nesta sexta-feira

ProUni, Prouni 2026, segunda chamada, MEC, Inep, ensino superior

Publicado em 10/03/2026 às 11:45
Prazo para entrega de documentos do Prouni 2026 termina nesta sexta-feira nas instituições privadas.

Os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 têm até esta sexta-feira (13) para entregar a documentação que comprove as informações prestadas no momento da inscrição. A entrega deve ser feita diretamente na instituição privada de ensino superior em que o estudante foi selecionado.

Os estudantes podem optar por entregar os documentos presencialmente na instituição ou enviá-los por meio eletrônico, conforme disponibilizado pela faculdade.

Notícias relacionadas:

O resultado da segunda chamada foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2 de março, e pode ser consultado no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Prouni.

O programa federal oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50% do valor da mensalidade) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas.

Certificação

Para candidatos com 18 anos ou mais que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2025 e necessitam do certificado de conclusão do Ensino Médio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou um novo sistema online para emissão do comprovante de conclusão da educação básica.

Entre as exigências, é necessário obter pelo menos 450 pontos em cada área do conhecimento do Enem 2025 e 500 pontos na redação.

Bolsas de estudo

Em 2026, estão sendo ofertadas 595.374 bolsas em 895 cursos de 1.046 instituições privadas de ensino superior em todo o país.

O MEC destaca que a edição de 2026 é a maior da história do Prouni, que completa 22 anos de existência.

Para obter a bolsa integral, é preciso comprovar renda familiar mensal de até um salário-mínimo e meio por pessoa. Já para a bolsa parcial (50%), a renda familiar não pode ultrapassar três salários-mínimos por pessoa.

Lista de espera

Quem não foi selecionado nas duas primeiras chamadas pode manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni nos dias 25 e 26 de março de 2026, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Mais informações e as regras do processo seletivo estão disponíveis no Edital nº 2/2026.