PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Arqueólogos descobrem vestígios de antigo arquivo em ruínas de templo do período arcaico

Equipe encontra placas de bronze carbonizadas e inscrições que sugerem função administrativa em templo grego do século VI a.C.

Publicado em 10/03/2026 às 12:55
Placas de bronze encontradas em templo grego sugerem função administrativa e de arquivo no período arcaico. © Foto / Υπουργείο Πολιτισμού

Durante escavações no sítio arqueológico de Kleidi Samikon, no oeste da Grécia, arqueólogos encontraram uma inscrição de bronze e diversas folhas de bronze carbonizadas, que podem ser parte de um arquivo antigo até perdido.

Segundo artigo publicado sobre a descoberta, as inscrições nas superfícies de bronze indicam que o templo não exerce apenas funções religiosas, mas também administrativas e de arquivamento.

Os arqueólogos Birgitta Eder e Erofili-Iris Kolia, da Autoridade de Antiguidades de Ilia e do Instituto Arqueológico Austríaco, lideraram as escavações nos restos do templo de Kleidi Samikon, próximo à costa do mar Jônico, na região de Ilia, Grécia.

O templo remonta ao período Arcaico da Grécia Antiga, com cerca de 28 metros de comprimento por 9,5 metros de largura, e acredita-se que tenha sido construído na segunda metade do século VI aC

Placas de bronze descobertas durante escavações no território do antigo assentamento de Kleidi Samikon, na Grécia
Placas de bronze descobertas durante escavações no território do antigo assentamento de Kleidi Samikon, na Grécia

Diferente de muitos templos do mesmo período, o edifício possui dois grandes salões independentes, cada um com uma fileira central de colunas ao longo do eixo. Esse projeto singular sugere diversas funções para o templo.

“Um salão pode ter sido usado para rituais ou cerimônias, enquanto outro pode ter servido a fins administrativos ou de arquivo”, aponta o estudo.

No piso do segundo salão, a equipe encontrou diversos artistas, incluindo um número expressivo de placas de bronze severamente danificadas pelo fogo e pela ação de águas subterrâneas ao longo dos séculos.

Esses achados reforçam a hipótese de que o salão poderia funcionar como arquivo, destinado à guarda de documentos ou registros importantes. Em antigos santuários gregos, salas desse tipo eram usadas para armazenar tratados, leis, dedicatórias e documentos civis.

Além das placas de bronze, foram encontrados ainda um espelho de bronze e um perirranterion de mármore — uma tigela utilizada para purificação ritual antes da entrada no espaço sagrado.

Os pesquisadores destacam que o templo estava situado próximo à antiga cidade de Samikon, que, na Antiguidade, ocupava uma posição estratégica entre as montanhas e o mar Jônico, controlando rotas fundamentais do Peloponeso Ocidental.

Por Sputnik Brasil