ECONOMIA EUROPEIA

Lagarde diz que cenário atual é diferente de 2022 e descarta estagflação na zona do euro

Presidente do BCE destaca controle sobre inflação e diferencia contexto atual dos choques de 2022

Publicado em 10/03/2026 às 18:03
Christine Lagarde AP Photo/Michael Probst

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), afirmou nesta terça-feira, 10, que a zona do euro enfrenta uma situação econômica distinta de 2022, com o cenário atual mais sob controle. A dirigente comparou os impactos da guerra envolvendo o Irã com os choques provocados pela invasão da Ucrânia pela Rússia naquele ano.

Em entrevista ao programa de TV L'Événement, Lagarde ressaltou que o BCE dispõe das ferramentas necessárias para manter a inflação sob controle e negou a existência de um cenário de estagflação no momento.

Ela mencionou o aumento recente nos preços de gás e energia elétrica, mas ponderou sobre a possibilidade de uma solução diplomática que leve à desescalada da crise e à reabertura do Estreito de Ormuz ao tráfego marítimo. Segundo Lagarde, caso haja um acordo em curto prazo, há espaço para redução dos preços do barril de petróleo.