PF prende policiais militares envolvidos com grupos criminosos no Rio
Justiça, STF, Polícia Federal, Polícia Militar do Rio, operação Anomalia
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a terceira fase da Operação Anomalia, com o objetivo de desarticular um núcleo de policiais militares do Rio de Janeiro suspeitos de envolvimento com facções e milícias. Desde as primeiras horas do dia, agentes federais cumprem mandados de prisão contra os investigados.
Os sete policiais militares alvos da operação foram detidos e encaminhados à unidade prisional da corporação em Niterói. De acordo com a Polícia Militar do Rio, todos responderão a processos administrativos disciplinares.
Notícias relacionadas:
- PF abre inquérito sobre vídeos que incitam ódio a mulheres no TikTok.
- PF faz operação para combater tráfico de drogas no Porto de Santos.
Na ação de hoje, também são cumpridos sete mandados de busca e apreensão em bairros do Rio de Janeiro (Taquara, Freguesia, Campo Grande e Santa Cruz), além das cidades de Nova Iguaçu e Nilópolis, na Baixada Fluminense.
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o afastamento imediato dos investigados de suas funções públicas, bem como a quebra do sigilo de dados dos equipamentos eletrônicos apreendidos. O cumprimento das ordens judiciais conta com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar do Rio.
Modus operandi
Segundo as investigações, os policiais militares utilizavam as prerrogativas da farda e da função pública para atuar em benefício do crime organizado. A apuração revelou uma estrutura voltada não apenas à facilitação logística para o tráfico e milícias, mas também à proteção de criminosos e à ocultação de ganhos ilícitos.
De acordo com a Polícia Federal, os suspeitos responderão por organização criminosa, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. O material apreendido durante as buscas será analisado para identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
A operação é resultado do trabalho da Força-Tarefa Missão Redentor II, que segue as diretrizes do STF em cumprimento ao Acórdão da ADPF 635. A ação visa uma atuação uniforme da PF na produção de inteligência para desmantelar facções ligadas ao tráfico de drogas e armas, promovendo o estrangulamento financeiro dessas organizações e cortando conexões com agentes do Estado, conforme nota da Polícia Federal.
Delegado preso
Nesta terça-feira (10), a Polícia Federal prendeu três policiais civis do Rio de Janeiro, entre eles o delegado titular de uma delegacia da capital.
O grupo é investigado por usar a estrutura do Estado para extorquir integrantes do Comando Vermelho, a maior facção criminosa do Rio, além de praticar corrupção e lavagem de dinheiro.