Recuperação extrajudicial da Raízen não impacta diretamente o BNDES
Banco afirma que financiamentos à empresa estão garantidos e pagamentos seguem normalmente
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou, em nota, que o pedido de recuperação extrajudicial da Raízen, feito para renegociar aproximadamente R$ 65,1 bilhões em dívidas, não afeta diretamente a instituição.
“Os financiamentos do BNDES para a referida empresa contam com garantia real, que são as próprias usinas. Portanto, conforme informou a própria empresa, continuarão a ser pagos normalmente”, destaca o comunicado.
No ano passado, o BNDES aprovou um financiamento de R$ 1 bilhão para a Raízen construir uma nova usina de etanol.
Segundo a nota, “o BNDES está empenhado e comprometido em encontrar a melhor solução para a crise financeira da empresa”.
A instituição enfatiza que mantém uma das menores taxas de inadimplência do sistema financeiro, atualmente em 0,008%, reflexo de uma governança sólida.
O banco divulgará na próxima terça-feira, 17, o resultado financeiro e o desempenho operacional referentes ao ano de 2025. A coletiva de imprensa está marcada para as 11h, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro (RJ).