CELEBRAÇÃO

Semana Mundial do Cérebro: live aborda longevidade e autonomia com respaldo científico

Por Assessoria Publicado em 12/03/2026 às 15:40
Reprodução

Os médicos Leandro Minozzo e Cláudia Suemoto participam, no dia 19 de março, às 19h30, da live “Longevidade com autonomia começa pelo cérebro”, promovida pelo Supera – Estimulação Cognitiva. A transmissão será realizada pelo canal da marca no YouTube e integra a programação da Semana Mundial do Cérebro, iniciativa da Dana Foundation, da qual o Supera participa desde 2014.

A live terá mediação da diretora pedagógica da marca, Patrícia Lessa, e reunirá a médica geriatra e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dra. Cláudia Suemoto, além do médico geriatra e nutrólogo Dr. Leandro Minozzo, especialista em Alzheimer e longevidade. Durante o encontro, os especialistas irão discutir estratégias para cuidar da saúde do cérebro ao longo da vida e garantir mais autonomia no processo de envelhecimento.

O evento também será transmitido nas unidades Supera Fátima e Fortaleza Sul, em Fortaleza. De acordo com Selma Freitas, diretora da unidade, a iniciativa abre espaço para discutir um tema cada vez mais relevante. “Estamos envelhecendo e pensar em estratégias não farmacológicas para viver esse momento com saúde e independência é fundamental”, destaca.

A ciência também reforça a importância do tema. Em 2026, um estudo publicado na revista International Psychogeriatrics apontou que o método Supera, baseado na estimulação cognitiva, está associado a benefícios para idosos sem comprometimento cognitivo. A pesquisa foi conduzida por especialistas da Universidade de São Paulo, com colaboração do Departamento de Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP) e do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da instituição.

Entre os principais resultados observados estão redução de queixas cognitivas, melhora da memória ao longo de um ano, avanço nas funções executivas e na cognição geral, além da diminuição de sintomas depressivos.

Sobre o Supera

O Supera é uma empresa educacional brasileira especializada em estimulação cognitiva, com sede em São José dos Campos e mais de 250 unidades no país. Fundada há mais de 20 anos, a metodologia da marca foi validada por estudo científico conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo e tem como objetivo desenvolver habilidades cognitivas e socioemocionais em crianças, adolescentes, adultos e idosos.