TSE corrige decisão e confirma eleição indireta para governo do RJ
Tribunal esclarece formato da sucessão no Rio de Janeiro após erro em documento anterior
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retificou nesta quarta-feira (25) a certidão de julgamento que condenou o ex-governador Cláudio Castro, esclarecendo que a sucessão no comando do Rio de Janeiro será realizada por meio de eleição indireta.
A correção foi feita após a identificação de um erro material no documento anterior, que mencionava a realização de novas eleições sem especificar o formato, gerando dúvidas sobre a possibilidade de voto direto. Paralelamente, o Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou, em plenário virtual, o julgamento das regras que vão nortear o processo. A expectativa é que a definição ocorra em abril.
Nesse modelo, o novo governador será escolhido pelos 70 deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em sessão extraordinária. Para ser eleito no primeiro turno, o candidato precisa obter maioria absoluta, ou seja, ao menos 36 votos.
Bacellar e Castro foram condenados ontem pelo TSE por abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022, no caso do chamado escândalo da "folha secreta de pagamento".
A eleição deve ser realizada em até seis sessões. O novo presidente da Alerj deverá conduzir a eleição indireta para a escolha do governador-tampão, que ficará à frente do Palácio Guanabara até dezembro.