ONG oferece bolsas para alunos negros que estudam no exterior
Fundo Baobá lança programa Black STEM com bolsas de R$ 42 mil para estudantes negros em áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática
O Fundo Baobá, instituição dedicada à promoção da equidade racial, lançou nesta quinta-feira (26) o programa Black STEM, que oferece três bolsas de R$ 42 mil para estudantes negros que já cursam graduação no exterior nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).
O programa vai além do auxílio financeiro anual, proporcionando também mentorias, workshops, conexões com lideranças negras e acompanhamento psicológico, fortalecendo a trajetória acadêmica e profissional dos bolsistas.
A bolsa tem duração inicial de 12 meses, podendo ser renovada até o término do curso, desde que o estudante cumpra metas e compromissos estabelecidos pelo programa.
“Todos esses elementos de incentivo destinados ao fortalecimento das trajetórias dos bolsistas, não apenas para apoiar o seu desenvolvimento acadêmico, mas também para fomentar um projeto futuro de atuação profissional pautado por um compromisso coletivo com a equidade racial”, destaca Taina Medeiros, gerente de Programas do Fundo Baobá.
Para participar, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, autodeclarado negro (preto ou pardo) e ter sido aceito em universidades estrangeiras em 2024, em cursos como astronomia, biologia, engenharias, medicina ou ciência da computação.
A seleção será realizada virtualmente e dividida em três etapas: análise de pré-requisitos, avaliação da candidatura (com envio de vídeo de apresentação e cartas de recomendação) e entrevistas individuais.
Os interessados devem se inscrever exclusivamente por meio de formulário eletrônico, disponível no site do Fundo Baobá .