STF INICIA JULGAMENTO SOBRE PRISÃO DE EX-PRESIDENTE DO BRB

Julgamento sobre prisão de ex-presidente do BRB começa nesta quarta no STF

Supremo analisa decisão de André Mendonça sobre prisão de Paulo Henrique Costa, investigado por fraudes no BRB e Banco Master.

Publicado em 16/04/2026 às 19:58
STF inicia julgamento virtual sobre prisão do ex-presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta quarta-feira (22), às 11h, o julgamento que decidirá sobre a manutenção da decisão do ministro André Mendonça, que determinou a prisão do ex-presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa.

A votação ocorrerá em sessão virtual, modalidade em que os ministros registram seus votos no sistema eletrônico da Corte, sem deliberação presencial. O julgamento ficará aberto até as 23h59 da próxima sexta-feira (24).

Além do ministro André Mendonça, compõem a Segunda Turma os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Nunes Marques.

Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal (PF) deflagrou a quarta fase da Operação Compliance Zero, que apura fraudes no Banco Master e a tentativa de aquisição da instituição financeira pelo BRB, banco público vinculado ao governo do Distrito Federal.

Segundo as investigações, Paulo Henrique Costa teria acordado com o banqueiro Daniel Vorcaro o recebimento de R$ 146,5 milhões em propina, a serem pagos por meio de imóveis.

Após a prisão, a defesa de Costa negou que o ex-presidente tenha recebido valores indevidos durante sua gestão à frente do banco público.

Notícias relacionadas: