Ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa se filia ao DC e mira candidatura presidencial
Barbosa assume protagonismo no Democracia Cristã, que aposta em seu nome para impulsionar debate sobre ética e reforma do Judiciário.
O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa filiou-se há pouco mais de um mês ao partido Democracia Cristã (DC), que planeja lançá-lo como candidato à Presidência da República.
De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, Barbosa deve assumir a candidatura que, inicialmente, seria de Aldo Rebelo. O partido, presidido por João Caldas, ofereceu a Rebelo a possibilidade de disputar outro cargo, já que seu nome não apresentou crescimento nas pesquisas de intenção de voto.
O Democracia Cristã realizou pesquisas qualitativas para avaliar a receptividade do nome de Barbosa, que foi apontado pelos participantes como símbolo de defesa da ética.
A expectativa é de que o partido utilize a imagem do ex-ministro do STF para fortalecer a pauta de reforma do Judiciário, incluindo mudanças no próprio Supremo, tema que ganhou destaque após as polêmicas envolvendo o caso Master.
Outro aspecto a ser explorado pela campanha é a trajetória de Barbosa, que nasceu em uma família pobre de Minas Gerais e chegou à presidência do STF.
Sem tempo de TV, o DC busca alianças com outras legendas para fortalecer a candidatura de Joaquim Barbosa.
Por Sputnik Brasil